Abigail, um caráter conciliador

  FLAG SPAINFLAG RUSSIANFLAG USAFLAG FRANCEFLAG GREECEFLAG GERMANYFLAG KOREANFLAG JAPANFLAG ITALYFLAG ISRAELFLAG CHINAFLAG INDIA

2º TRIMESTRE 2017

O CARÁTER CRISTÃO

Moldado pela palavra de Deus e provado como ouro

COMENTARISTA: Elinaldo Renovato

LIÇÃO 08 – ABIGAIL, UM CARÁTER CONCILIADOR – (1 Sm 25.18-24,27,28)

INTRODUÇÃO

Nesta lição faremos um contraponto sobre o caráter duro e maligno de Nabal com o caráter justo e sábio de sua esposa Abigail. Destacaremos os pontos negativos deste homem cruel, egoísta e arrogante; e também sobre os pontos positivos desta mulher pacificadora, humilde, sábia, intercessora, prudente e corajosa que foi Abigail.

I – CARACTERÍSTICAS DO CARÁTER DE NABAL

Nabal descendia do famoso Calebe, companheiro de Josué (1Sm 25.3), e seu nome significa: “tolo, louco” (1Sm 25.25) (CHAMPLIN, 2000, p. 1212). Na passagem bíblica em que aparece este personagem, Davi não exigiu dele que mandasse grandes quantidades de víveres, mas, sim, que enviasse para seus homens o que “achasse à mão”, ou seja, o que pudesse mandar (1Sm 25.8-c). Porém, ao ouvir o pedido de Davi, Nabal encolerizou-se diante dos mensageiros e disse que não atenderia o pedido de um homem que, na visão dele, era mais um fugitivo de “seu senhor”, o rei Saul (1Sm 25.10). Vejamos alguns aspectos do seu caráter:

  • Nabal um homem maligno. Nabal é descrito como um homem de caráter “[…] duro e maligno nas suas ações” (1Sm 25.3), do qual ninguém poderia aproximar-se com segurança: “[…] e não há quem lhe possa falar” (1Sm 25.17-c). Um de seus servos, bem como a própria esposa, o chamaram de “filho de Belial”, dizendo que: “[…] a loucura estava com ele” (1Sm 25.25). O termo hebraico “beliya’al” refere-se a pessoas que transgrediam a lei deliberadamente (WIERSBE, 2010, 272).
  • Nabal um homem egoísta. Davi protegera os pastores de Nabal de atacantes árabes e filisteus (1Sm 25.7,8), no entanto, quando os jovens explicaram-lhe educadamente a situação, Nabal insultou-os. Nabal tinha informações de Davi, como o texto indica, em sua referência ao seu pai: “[…] e quem é o filho de Jessé? ” (1Sm 25.10-b). Nabal era partidário de Saul e considerava Davi um rebelde (1Sm 25.10), suas palavras sem dúvida, revelam o coração de um homem egoísta e arrogante (1Sm 25.10,11). Davi precisava sustentar 600 homens no deserto (1Sm 13), e Nabal “[…] pagou mal por bem(1Sm 25.21 ver Pv 17.13).
  • Nabal um homem arrogante. A resposta de Nabal aos homens de Davi foi dura, e sem dúvida alguma, era uma grande afronta. Foi enviada uma original saudação a Nabal, mostrando-lhe cortesia e desejando todas as coisas boas para ele, seus familiares e servos (1Sm 25.5,6,8). Mesmo com toda essa saudação a resposta de Nabal demonstra seu caráter prepotente e arrogante (1Sm 25.10,11). Esse insulto indica que ele pertencia à facção de Saul e que odiava Davi (ELLICOTT apud CHAMPLIN, 2000, p. 1213).
  • Nabal um homem ingrato. Em ocasiões anteriores, Davi chegara a dar proteção aos pastores de Nabal seus homens serviam de apoio e de guarda para os rebanhos: De muro em redor nos serviram […]” (1Sm 25.16). Proteção foi dada aos pastores, que estavam muito vulneráveis em campo aberto, com suas ovelhas. Os homens de Davi não lhes haviam feito nenhum mal nem os tinham furtado, e podemos supor que tenham dado proteção contra os temíveis filisteus, que tinham o mau hábito de atacar pessoas que de nada suspeitavam (1Sm 7,8; 15-17) (CHAMPLIN, 2000, p. 1213 – grifo nosso).

II – CARACTERÍSTICAS DO CARÁTER DE ABIGAIL

Antes de falarmos sobre quem foi Abigail esposa de Nabal (1Sm 25.3) e conhecermos a sua história, precisamos considerar duas outras mulheres que aparecem com esse mesmo nome na narrativa bíblica. Uma trata-se da filha de Naás Rei de Amom (2Sm 17.25) e a outra era a filha de Jessé irmã de Davi (1Cr 2.13-16). O nome Abigail significa “Fonte de alegria” ou “exultação” (LIMA, 2017, p. 87). A beleza de Abigail estava em seu nome, em sua aparência e em seu caráter: “[…] Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa […]” (1Sm 25.3). Para entendermos o caráter de uma pessoa, faz-se necessário conhecer um pouco de sua história, de suas atitudes e ações. Vejamos algumas de suas qualidades:

  • Abigail uma mulher pacificadora. Abigail agiu com extrema prudência, e apaziguou o coração de Davi, pedindo perdão e o fez reconhecer que a vingança não era a melhor decisão naquele momento. Assim que soube das resoluções do coração de Davi, ela apressou-se para apaziguá-lo e pacificá-lo. Davi ficou tão grato que louvou a Deus por aquele encontro, fruto não da casualidade, mas, sim, da providência divina: “Bendito o Senhor, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. Diante de tão grande livramento, pois essa atitude vingativa desagradaria a Deus e desonraria seu nome, Davi agradeceu a Deus e a Abigail (1Sm 25.33- 35 ver Pv 30). Após cumprir a sua missão de paz, “[…] voltou Abigail a Nabal” (1Sm 25.36-a).
  • Abigail uma mulher intercessora. Abigail intercedeu por Nabal, e assumiu a culpa do marido como se fosse sua pedindo clemência a Davi: “Perdoa a transgressão da tua serva [..]” (1Sm 24,28). Ela tentou aplacar a fúria dele, explicando que o marido era louco e que ela não tinha agido em favor dele e dos moços porque não viu o momento em que eles chegaram ao Carmelo: Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste” (1Sm 25).
  • Abigail uma mulher prudente. A sua prudência pode ser vista, principalmente, no seu jeito de falar. Sete vezes Abigail chamou a si mesma de “tua servae oito vezes chamou a Davi de meu senhor(1Sm 25.24, 25, 27, 28, 31, 41). Abigail mostrou isso: “Agora, pois, meu senhor, vive o Senhor, e vive a tua alma, que o Senhor te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor” (1Sm 25.26). Abigail reconheceu Davi como rei (1Sm 28,30) quando o chamou de meu senhor”.
  • Abigail uma mulher sábia. É provável que em várias ocasiões, Abigail já tivesse feito reparos aos atos de seu marido, e esse era um dos fatores que o mantinham rico e abastado. Abigail não se demorou em preparar para Davi e seus homens uma pequena provisão: “Abigail se apressou […] e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi […]” (1Sm 25.18-a; 23, Pv 14.1). “E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor. Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o Senhor casa firme a meu senhor […](1Sm 27,28) (CHAMPLIN, 2000, p. 1213).
  • Abigail uma mulher corajosa. Ciente de que se tratava da esposa de Nabal, Davi poderia tê-la executado ali mesmo. De outra sorte, ela poderia ser severamente castigada por seu marido por causa do ato de independência: “[…] nada disse ela a seu marido (1Sm 25.19). Seus servos partiram na frente, mas ela deve ter mudado de ideia acerca de sua missão e foi pessoalmente: “[…] enquanto ela, cavalgando um jumento, descia” (1Sm 25.20). Abigail considerou ser importante ir pessoalmente, e foi o que fez, mesmo ariscando sua própria vida, pois muita gente dependia de seu sucesso (1Sm 25.12,13). Enquanto Nabal, o tolo, estava ocupado com bebidas, comidas e festejos, essa valente mulher saiu para enfrentar um exército irado.
  • Abigail uma mulher humilde. Abigail fez o que Nabal deveria ter feito; “prostrou-se com o rosto em terra” em homenagem ao futuro rei de Israel. É interessante ver a forma como Abigail agiu com humildade diante de Davi e de todo o exército que o acompanhava reconhecendo o homem de honra e de guerra que ele era: “Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. E lançou-se a seus pés, […] deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. ” (1Sm 23, 24).
  • Abigail uma mulher conciliadora. Davi reconheceu que a atitude de Abigail aplacou a ira dele e disse que o Senhor Deus de Israel era quem havia enviado aquela mulher ao seu encontro: “Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão […]” (1Sm 32-35).
  • Abigail uma mulher determinada. Abigail diz a Davi que ele não leve em conta o que o seu esposo fez, porque o seu nome indicava sua loucura (1Sm 25.24). Ela ainda anteviu a vitória de Davi sobre seus inimigos e disse que ele seria feito por Deus “chefe sobre Israel” e que, quando assim sucedesse, Davi não se esquecesse dela (1Sm 25.30,31). “E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher” (1Sm 25.39 ver ainda 41).
  • Abigail uma mulher submissa. Abigail causara tamanho impacto em Davi com seu caráter e sabedoria a ponto dele considerar que seria uma boa rainha. Assim, enviou mensageiros a fim de pedir a mão de Abigail em casamento, e ela se sujeitou a seu rei e se ofereceu até para lavar-lhe os pés dos seus servos: “Vindo os servos de Davi a Abigail […] ela se levantou, inclinou-se com o rosto em terra, e disse: Eis aqui a tua serva, pronta para servi-te e para lavar os pés dos servos do meu senhor” (1Sm 25.40,41). Tornou-se esposa de Davi e deu-lhe um filho por nome de Quileabe, também chamado Daniel (2Sm 3; 1Cr 3.1).

III – O QUE APRENDEMOS COM O CARÁTER DE ABIGAIL

  • Ser pacificador. A Bíblia nos diz que: “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.18). Fomos conclamados a seguir a paz e, na medida do possível, ter paz com todos os homens (Sl 34.14; 133.1; Mt 5.9; Ef 4.1-3; 1Co 7.15; Hb 14; 1Pe 3.11). “E ao servo do Senhor não convém contender […]” (2Tm 2.24,25 ver Tt 3.2).
  • Ser intercessor. De acordo com o Dicionário Aurélio interceder é: “pedir, rogar, suplicar (por outrem); intervir (a favor de alguém ou de algo)”. No sentido bíblico do NT é “pedir em favor de outros” (Mt 8.6-13; At 12.5, 12; 13.3; Tg 5.14,16; Hb 13.18,19). O apóstolo Paulo em muitas das suas epístolas, discorre a respeito das suas próprias orações em favor de várias igrejas e indivíduos (Rm 9,10; 2Co 13.7; Fp 1.4-11; Cl 1.3,9-12; 1Ts 1.2,3; 2Ts 1.11,12; 2Tm 1.3; Fm .4-6).
  • Ser prudente. Bíblia diz que a casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do SENHOR vem a mulher prudente (Pv 19.14; 12.16; Pv 1).
  • Ser sábio. O desejo de Deus é que andemos em sabedoria (Cl 1.9,28). E, o apóstolo Tiago ensina que a única maneira de alcançá-la é pedindo a Ele (Tg 1.5). Por isso, sempre que precisarmos de sabedoria devemos recorrer a Ele, que é a fonte de toda sabedoria (Dn 2.20; Rm 11.33; Tg 1.17). A sabedoria é a capacidade espiritual de ver e avaliar nossa vida e conduta do ponto de vista de Inclui fazer escolhas acertadas e praticar as coisas certas (Dt 34.9; Ed 7.25; Pv 2.6,7).
  • Ser humilde. Segundo Aurélio, humildade significa: “ausência completa de orgulho, rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito; praticar a humildade, modéstia, pobreza”. É o mesmo que ausência de orgulho, soberba ou vaidade. A humildade é necessária para quem deseja servir a Deus (Mq 6.8), pois é uma das principais virtudes dos santos (Sl 34.2; Pv 16.19; Mt 5.3; Ef 4.1,2), e ela precede a honra (Pv 15.33; 4)
  • Ser submisso. Cristo dá o exemplo de verdadeira humildade: “Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve” (Lc 22.27). “… tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (Mt 20.28). Foi dito dele, também: “… antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo” (Fp 7; ver 1Tm 2.6; Tt 2.14).

CONCLUSÃO

Concluímos que a história de Abigail e Nabal nos ensina que devemos cultivar as características positivas de um bom caráter como fez esta mulher, e evitarmos os maus exemplos deste homem que foi egoísta, duro e maligno.

REFERÊNCIAS

  • CHAMPLIN, R. N. Antigo Testamento versículo por versículo. 2. HAGNOS.
  • STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal.
  • LIMA, Elinaldo Renovato de. O caráter do cristão. CPAD

Fonte: http://www.adlimoeirope.com

Anúncios

Obrigado pela visita, volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s