Tiago – Fé que se mostra pelas obras

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TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014

Fé e obras

Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica

 

COMENTARISTA: Pr. Eliezer de Lira e Silva

LIÇÃO 01 TIAGO FÉ QUE SE MOSTRA PELAS OBRAS – (Tg 2.14-26)

 INTRODUÇÃO

Neste terceiro trimestre de 2014 estudaremos uma preciosa lição que tem como título: Fé e Obras Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. A epístola de Tiago, apesar de ter sido escrita no primeiro século da era cristã, contém preciosos ensinamentos que são imprescindíveis para os cristãos em todo tempo. Nesta primeira lição traremos informações a respeito da autoria, data, lugar, destinatário, curiosidades e características especiais dessa carta. E, por fim, trataremos da suposta controvérsia entre Tiago e Paulo acerca da doutrina da justificação.

I INFORMAÇÕES SOBRE A EPÍSTOLA DE TIAGO

1.1 Autor. O autor desse livro se identifica na saudação inicial como Tiago (Tg 1.1). Seu nome no grego é “Yakobos”é uma transliteração do conhecido nome hebraico do Antigo Testamento “Jacó”. A maioria dos estudiosos da Bíblia aponta este Tiago como o meio irmão do Senhor Jesus Cristo (Mt 13.55; Mc 6.3; Gl 1.19). A princípio, Tiago não creu em Jesus como Messias (Jo 7.2-5), todavia, após a ressurreição, ele aparece subitamente com os demais irmãos de Jesus, entre os discípulos, no cenáculo, orando antes da recepção do Espírito (At 1.14). É Paulo quem nos dá a razão dessa mudança radical: Jesus apareceu a Tiago, após a ressurreição, antes de aparecer ao grande grupo apostólico e esse encontro resultou na conversão de Tiago (I Co 15.7). “Ele era chamado de “o Justo” por causa de sua estrita aderência à santidade cerimonial judaica e de sua austera maneira de viver. A tradição diz que sofreu martírio por apedrejamento, pelas mãos do sumo sacerdote judeu Anano em 61 d.C.” (CHAMPLIN, 2004, p. 426 – acréscimo nosso). “Eusébio de Cesaréia, um dos pais da igreja, diz que por Tiago ter vivido como nazireu e orado tanto no templo que seus joelhos se tornaram tão calejados quanto os de um camelo” (DUCK, sd, p. 02).

1.2 Provas da autoria de Tiago. Considerando que “Jacó” ou “Tiago” era um nome judeu muito comum no primeiro século, a questão foi obviamente levantada em relação à precisa identidade de quem escreveu esta carta. Destacaremos abaixo algumas evidências que apontam para Tiago o irmão do Senhor: (a) O fato de que nenhum outro indicador vai junto com Tiago na epístola (Tg 1.1), provavelmente indica que ele era “o” Tiago que todos conheciam – o líder da igreja de Jerusalém; (b) Ele se inclui entre os mestres da igreja (Tg 3.1). Tiago irmão do Senhor foi pastor da igreja em Jerusalém (At 12.17; 15.13; 21.18). Foi chamado por Paulo como uma das colunas da igreja (Gl 2.9); e (c) A semelhança da linguagem da epístola com as palavras de Tiago em Atos 15 (At 15.23; Tg 1.1; At 15.17; Tg 2.7), a forte dependência do escritor da tradição judia, e a consistência do conteúdo de sua carta com as notícias históricas que o Novo Testamento dá em relação a Tiago, o irmão do Senhor, tudo tende a apoiar a autoria tradicional (MOODY, sd, p. 01).

1.3 Data e Lugar. Muitas são as opiniões sobre a data que Tiago escreveu esta carta. Aqueles que aceitam a autoria tradicional costumam datá-la entre o meio dos anos quarenta e o começo de sessenta (exatamente antes da morte de Tiago). Quanto ao lugar, poucas são as dúvidas de que Tiago a escreveu na Palestina. Especialmente pelo colorido sugerido, o escritor indica que ele é um palestiniano (Tg 1.10, 11; 3.11, 12;5.7) (MOODY, sd, pp. 01, 03).

1.4 Destinatário. A única indicação direta no livro que possivelmente sugere quem foram os leitores encontra-se no prefácio: Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na dispersão, saudações” (Tg 1.1). Tradicionalmente a frase, “às doze tribos”, era usada para indicar toda a nação judia (At 26.7). Mas considerando que toda a nação judia, por mais espalhada que estivesse na Diáspora (dispersão), não poderia ser considerada como existindo fora da Palestina, parece indicar que o significado da frase é simbólico. Tiago estava escrevendo a toda a igreja, considerada como o Novo Israel (Gl 3.7-9; 6.16; Fp 3.3), dispersa por um mundo estranho e hostil (I Pe 1.1,17; 2.11; Fp 3.20; Gl 4.26; Hb 12.22; 13.14) (MOODY, sd, p. 03 – acréscimo nosso).

1.5 Curiosidades acerca dessa epístola. É muito provável que ela tenha sido o primeiro livro do NT a ser escrito. Embora contenha apenas duas referências nominais a Cristo, há nela mais alusões aos ensinos de Jesus do que todas as demais do NT. A carta de Tiago possui fortes semelhanças com o Sermão do Monte e outras pregações de Jesus (Tg 1.22 e Mt 7.21,26; Tg 2.10 e Mt 5.19; Tg 2.13 e Mt 5.7; Tg 3.18 e Mt 5.9; Tg 4.5 e Mt 6.24; Tg 4.12 e Mt 7.1; Tg 5.2 e Mt 6.19; Tg 5.12 e Mt 5.34,37). É bom conferir também a posição semelhante de Jesus e Tiago em relação a pobres e ricos (Lc 6.24s; 16.19-25). O autor é considerado como o profeta Amós do NT por tratar com firmeza a injustiça e as desigualdades sociais (Tg 2.1-9; 5.1-6).

II CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS DA EPÍSTOLA DE TIAGO

2.1 É um livro muito prático. Apresenta uma orientação muito prática para a vida cotidiana do cristão. As mensagens e ordens são claras e sem rodeios. É o livro mais prático do NT – sempre lida com problemas da vida cristã com o propósito de desenvolver cristãos teocêntricos (Deus no centro). O cerne da carta é um chamado para um compromisso total com Cristo, de forma consistente, sem fazer concessões. Tiago exorta aos crentes a suportarem com alegria as suas provações e a tirarem proveito delas (Tg 1.2-11), exorta-os a resistirem às tentações (Tg 1.12-18), a serem praticantes da Palavra e não apenas ouvintes (Tg 1.19-27) e a demonstrarem uma fé ativa, e não uma profissão de fé vazia (Tg 2.14-26). Adverte solenemente contra a pecaminosidade de uma língua indomável (Tg 3.1-12; 4.11,12), a sabedoria carnal (Tg 3.13-16), a conduta pecaminosa (Tg 4.1-10), a vida presunçosa (Tg 4.13-17), e a riqueza egocêntrica (Tg 5.1-6). Tiago encerra ressaltando a paciência, a oração e a restauração dos desviados (Tg 5.7-20).

2.2 É um livro conciso. Os temas abordados são curtos e diretos. Os estudiosos lutam para estruturar a carta de maneira clara, já que apresenta muitos temas, sem uma ligação clara e direta entre eles. Aquilo que preocupa os estudiosos é uma virtude para muitos leitores. A carta é tão clara que qualquer leitor logo percebe o que Tiago está querendo dizer. Nesse sentido, o livro é parecido com os livros de sabedoria do AT, como Provérbios (Tg 1.2-16; 19-27; 2.1-13; 14-26; 3.1-12; 13-18; 4.1-12; 13-17; 5.1-6; 7-12; 13-20).

2.3 É um livro que usa muitas ilustrações. As metáforas e ilustrações ajudam a entender e lembrar do seu ensino. Ele utiliza o mar revolto (Tg 1.6), o fogo na floresta (Tg 3.5), o espelho (Tg 1.23), o leme do navio (Tg 3.4), entre outros (Tg 1.11;3.3,11,12). Mesmo que essas imagens sejam claras para quase todas as pessoas, não podemos esquecer que precisamos entendê-las no contexto que Tiago as usou a fim de entendermos a mensagem de Deus para o seu povo nos dias de hoje.

III A SUPOSTA CONTROVÉRSIA ENTRE O ENSINO DE TIAGO E DE PAULO SOBRE A JUSTIFICAÇÃO

O livro de Tiago nos fala da fé e das obras (Tg 2.14-26). Ele diz que Abraão foi justificado pelas obras (Tg 2.21), ao passo que Paulo ensina que ele foi justificado pela fé (Rm 4.9-b). Alguns estudiosos creem que Tiago estivesse refutando Paulo o que não é verdade. Apenas ambos os apóstolos estão tratando da mesma doutrina sob aspectos diferentes. A abordagem de Paulo se dá no sentido vertical (diante de Deus) onde o homem é inocentado por fé e não por obras (Rm 5.1). Já o ponto de vista de Tiago se dá no sentido horizontal (diante dos homens), visto que as obras que osalvo pratica são um claro testemunho diante dos homens de sua real transformação (Mt 5.16). Abaixo destacaremos quala perspectiva de Paulo e de Tiago quanto a essa importante doutrina que faz parte da soteriologia (doutrina da salvação), mostrando claramente que não há divergência teológica, mas que ambos pontos de vista se harmonizam:

A DOUTRINA DA JUSTIFICAÇÃO

PERSPECTIVADE PAULO(sentido vertical)

Paulo ensinou que o homem é justificado pela fé independente das obras (Rm 3.28; 5.1; Gl 2.16). Embora o apóstolo enfatizasse a fé como base para justificação, ele não está menosprezando as obras que evidenciam a salvação (Fp 2.12,13). Logo, fica claro que, embora tais obras em nada contribuíssem para a justificação de uma pessoa diante de Deus (Rm 3.28; Ef 2.8,9), a verdadeira fé opera pelo amor resultando em boas obras (Gl 5.6; Ef 2.10).

GRUPOS LIBERTINOS

Certos grupos libertinos que vieram depois de Paulo, levaram seus ensinamentos ao extremo. Estes afirmavam que, desde que uma pessoa tivesse fé em Cristo (isto é, cresse nas coisas certas a respeito de sua divindade e em sua obra realizada para conceder perdão), não importaria se os atos dela fossem bons ou maus. O próprio Paulo havia previsto este abuso, repudiando-o completamente (Rm 6.1,2).

PERSPECTIVA DE TIAGO (sentido horizontal)

Tiago ensinou que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé (Tg 2.24). O apóstolo está ensinando que embora a pessoa seja salva pela fé somente, a fé que salva não é algo único (Tg 2.22-26). Tiago declara que a “fé sem obras é morta” (Tg 2.14-16). A fé, para a salvação, é uma fé tão vital que deve ser evidenciada diante dos homens, em amor e obediência para com o Salvador e no serviço ao próximo (Tg 1.27; 2.1-9; 14-20).

 CONCLUSÃO

Como pudemos ver, a epístola que Tiago, o irmão do Senhor escreveu, tem em seu conteúdo ensinamentos práticos para todos os cristãos de todas as épocas. O conteúdo doutrinário nela contido é abundante, visto que o apóstolo conclama-nos a sermos cumpridores da palavra e não apenas ouvintes (Tg 1.22).

 REFERÊNCIAS

  • STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
  • CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
  • ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.

Fonte: Rede Brasil

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