O profeta ZACARIAS

FLAG SPAINFLAG RUSSIANFLAG USAFLAG FRANCEFLAG GREECEFLAG GERMANYFLAG KOREANFLAG JAPANFLAG ITALYFLAG ISRAELFLAG CHINAFLAG INDIA

jesus_king

O governo humano falhou, o do anticristo falhará, o dEle prevalecerá!

Zacarias, cujo nome significa “O Senhor se Lembra”, foi um dos profetas pós–exílicos, um contemporâneo de Ageu. Com Ageu, ele foi chamado para despertar os judeus que retornaram, para completar atarefa de reconstruir o templo (ver Ed 6.14). Como filho de Baraquias, filhos de Ido, ele era de uma das famílias sacerdotais da tribo de Levi. Ele é um dos mais messiânicos de todos os profetas do AT, dado referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Messias. O ministério de Zacarias começou em 520 AC, dois meses após Ageu haver completado sua profecia. A visão dos primeiros capítulos foi dada, aparentemente, enquanto o profeta ainda era um jovem (2.4). Os caps. 7-8 ocorrem dois anos mais tarde, em 518 AC. A referência à Grécia em 9.13 pode indicar que os caps. 9-14 foram escritos depois de 480, quando a Grécia substituiu a Pérsia como o grande poder mundial. As profecias que abrangem o Livro de Zacarias foram reduzidas à escrita entre 520 e 475 AC. Os exilados que retornaram à sua terra natal em 536 AC sob o decreto de Ciro estavam entre os mais pobres dos judeus cativos. Cerca de cinquenta mil pessoas retornaram para Jerusalém sob a liderança de Zorobabel e Josué. Rapidamente, reconstruíram o altar e iniciaram a construção do templo. Logo, todavia, a apatia se estabeleceu, à medida que eles foram cercados com a oposição dos vizinhos samaritanos, que, finalmente foram capazes de conseguir uma ordem do governo da Pérsia para interromper a construção. Durante cerca de doze anos a construção foi obstruída pelo desânimo e pela preocupação com outras atividades. Zacarias e Ageu persuadiram o povo a voltar ao Senhor e aos seus propósitos para restaurar o templo. Zacarias encorajou o povo de Deus indicando-lhe um dia, quando o Messias reinaria de um templo restaurado, numa cidade restaurada.

I–Palavras Proféticas no contexto da reedificação do Templo (1.1-8.23)

A. Chamados ao arrependimento (1.1-6) B. Série de oito visões noturnas (1.7-6.8) 1. Visão do cavaleiro entre as murtas (1.7-17) 2. Visão dos quatro chifres e dos quatro ferreiros (1.18-21) 3. Visão de um homem medindo Jerusalém (2.1-13) 4. Visão da purificação de Josué, o Sumo Sacerdote (3.1-10) 5. Visão do castiçal de ouro e das duas oliveiras (4.1-14) 6. Visão do rolo voante (5.1-4) 7. Visão da mulher num efa (5.5-11) 8. Visão dos quatro carros (6.1-8) C. Coroação de Josué como Sumo Sacerdote e o significado profético (6.9-15) D.O Jejum e a justiça social (7.1-14) E. A Restauração de Sião (8.1-23).

II–Palavra Profética a respeito de Israel e do Messias (9.1-14.21)

A. Primeira profecia do Senhor (9.1-11.17) 1. A Intervenção Triunfal do Senhor (9.1-10) 2.Anunciada a Salvação Messiânica (9.11-10.12) 3. Rejeição do Messias (11.1-17)

B. Segunda Profecia do Senhor (12.1-14.21)1. Luto e conversão de Israel (12.1-13.9)2. A Entronização do Rei Messias (14.1-21)

Se você colocou a mão no arado, seja em que área for não recue, não olhe para trás… “Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma”. Hb 10:37-39

O livro de Zacarias começa com a veemente palavra do Senhor para o povo se arrepender e se voltar novamente para seu Deus. O livro está repleto de referências de Zacarias à palavra do Senhor. O profeta não entrega sua própria mensagem, mas ele, fielmente, transmite a mensagem dada a ele por Deus. O povo é chamado para se arrepender de sua apatia e completar a tarefa que não foi terminada. Deus, então, assegura ao seu povo o seu amor e cuidado por eles, através de oito visões. A visão do homem e dos cavalos lembra ao povo o cuidado de Deus. A visão dos quatros chifres e dos quatro ferreiros trazem à memória o julgamento de Deus. Na visão do homem com um cordel de medir, existe uma olhada apocalíptica na pacífica cidade de Deus. A visão grandiosa do castiçal, todo revestido de ouro, entre os vasos de azeite, assegura a Zorobabel que os propósitos de Deus serão cumpridos somente pelo seu Espírito. A visão do rolo voante emite o pronunciamento de Deus contra o furto e contra o juramento falso. A visão da mulher num efa significa a santidade de Deus e a remoção do pecado. A visão dos quatro carros retrata o soberano controle de Deus sobre a Terra. As visões são seguidas por uma cena de coroação na qual Josué é coroado tanto como rei como sacerdote. Isso é poderosamente um simbolismo da vinda do Messias. Nos caps. 7-9, Deus usa a ocasião de uma questão sobre o jejum para reforçar sua ordem para justiça e juízo, para substituir as formalidades religiosas. Os caps. 9-14 Contêm muita escatologia. (Estudos das últimas coisas).

É o mais messiânico dos livros do AT, em virtude de suas muitas referências ao Messias, que ocorrem em seus catorze capítulos. Somente Isaías, com seus sessenta e seis capítulos, contém mais profecias a respeito do Messias do que Zacarias.

Entre os profetas menores, este livro possui as profecias mais específicas e compreensíveis a respeito dos eventos que marcarão o final dos tempos.

Representa a harmonização mais bem sucedida entre o ofício sacerdotal e profético em toda a história de Israel.

Mais do que qualquer outro livro do AT, suas visões e linguagem altamente simbólicas assemelham-se aos livros apocalípticos de Daniel e Apocalipse.

Revela um exemplo notável de ironia divina ao prever a traição do Messias por trinta moedas de prata, tratando-as como “esse belo preço em que fui avaliado por eles” (11.13).

A profecia de Zacarias a respeito do Messias no capítulo 14, como o grande Rei-guerreiro reinando sobre Jerusalém, é uma das que mais inspiram reverente temor em todo o AT. Há uma aplicação profunda de Zacarias no NT. A harmonização da vida pessoal de Zacarias, entre o aspecto sacerdotal e profético pode ter contribuído para o ensino do NT de que Cristo é tanto sacerdote quanto profeta. Além disso, Zacarias profetizou a respeito da morte expiatória de Cristo pelas mãos dos judeus, que, no fim dos tempos, levá-los-á a prantearem-no, arrependerem-se e serem salvos (12.10—13.9; Rm 11.25-27). Mas a contribuição mais importante de Zacarias diz respeito a suas numerosas profecias concernentes a Cristo. Os escritores do NT citam-nas, declarando que foram cumpridas em Jesus Cristo. Entre elas estão:

(1) Ele virá de modo humilde e modesto (9.9; 13.7; Mt 21.5; 26.31, 56);

(2) Ele restaurará Israel pelo sangue do seu concerto (9.11; Mc 14.24);

(3) será Pastor das ovelhas de Deus que ficaram dispersas e desgarradas (10.2; Mt 9.36);

(4) será traído e rejeitado (11.12,13; Mt 26.15; 27.9,10);

(5) será traspassado e abatido (12.10; 13.7; Mt 24.30; 26.31, 56);

(6) voltará em glória para livrar Israel de seus inimigos (14.1-6; Mt 25.31; Ap 19.15);

(7) reinará como Rei em paz e retidão (9.9,10; 14.9,16; Rm 14.17; Ap 11.15);

(8) estabelecerá seu reino glorioso para sempre sobre todas as nações (14.6-19; Ap 11.15; 21.24-26; 22.1-5).

O nome Zacarias foi usado por mais de 30 pessoas na Bíblia, incluindo um guarda no templo (1 Crônicas 26.2), um tocador de harpa (1crônicas 15.20), um sacerdote que tocava uma trombeta (1crônicas 15.24), o pai de João Batista (Lucas 1.5) e o próprio profeta Zacarias que provavelmente era sacerdote (Zacarias 1.1).

O transporte de luxo do mundo antigo era o cavalo branco de guerra. O profeta Zacarias retrata o futuro rei de Jerusalém (Jesus) num jumento. Zacarias9. 9 e Mateus 21.5.

LEIA TAMBEM:

Anúncios

Obrigado pela visita, volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s