O profeta HABACUQUE

FLAG SPAINFLAG RUSSIANFLAG USAFLAG FRANCEFLAG GREECEFLAG GERMANYFLAG KOREANFLAG JAPANFLAG ITALYFLAG ISRAELFLAG CHINAFLAG INDIA

O justo viverá da Fé

DADOS PESSOAIS

O nome Habacuque é de significado incerto. Alguns creem que vem da palavra hebraica Habaq que significa “abraçar” – assim, seu nome significaria um “abraço ardente”. “Este nome torna-se apropriado no final do seu livro porque Habacuque escolhe se agarrar firmemente a Deus independentemente do que acontece à sua nação – 3:16-19”. Jerônimo preferiu a ideia de abraçar, ao invés de lutar “, porque ele lutou com Deus”. Martin Luther se mostra favorável a esta ideia, dizendo: “Certamente não é inconveniente, pois neste pequeno livro, vemos um homem, com seriedade mortal, lutando com o poderoso  problema da teodiceia (a justiça divina) em um mundo às avessas. “

Outros sugeriram que o seu nome era derivado de uma flor Assíria – Hambaququ – mas não há como se verificar isso. De acordo com uma tradição popular judaica ele era o filho da mulher sunamita, uma vez que Eliseu lhe disse: “Nesta época do ano seguinte você deve abraçar (habaq) um filho “(II Reis 4:16). A segunda tradição o identifica com o “vigia” de Isaías 21:06. Um material lendário adicional pode ser adquirida a partir das páginas do livro apócrifo Bel e o Dragão (vs. 33-42), onde um anjo leva este profeta pelos cabelos para a Babilônia para alimentar Daniel na cova dos leões.

Apócrifo – Bel e o Dragão 33-42

DATA

Diferente do seu nome, pouco se sabe sobre este profeta. Ele, aparentemente, vivia como um dos profetas chamados de Deus (Habacuque 1:1) e não estava envolvido em nenhuma profissão secular como Amós (Amós 7:14-15). Alguns deduziram que a declaração final do livro – “Para o diretor do coro, em meus instrumentos de cordas “(03:19) – pode indicar que o foi também um levita e um membro do coro do templo, ou que ele estava de alguma outra forma relacionados com a adoração do Templo em Jerusalém. Também podemos admitir com confiança de que ele era um profeta do reino do sul de Judá, e que muito provavelmente viveu em Jerusalém.

A única referência de tempo explícita nesta profecia é 1:6, onde o Senhor diz: “Eu estou levantando os caldeus” (babilônios). Na verdade, os caldeus eram “uma tribo de semitas do sul da Babilônia, que, sob a liderança de Nabopolassar, tornou-se governantes do império neo-babilônico” (Jack Lewis).

Isto implica um tempo antes de sua ascensão ao poder (que veio depois da batalha crítica de Carquemis em 605 aC). Antes deste tempo os babilônios não eram uma força mundial reconhecida. É por isso que o Senhor diz a Habacuque: “Olhe entre as nações! Observe! Espantai! Maravilhai! Porque eu estou fazendo algo em seus dias que você não acreditaria se lhe dissessem” (Habacuque 1:5).

Habacuque 1:2-4 (as condições internas em Judá) aponta para um tempo após o reinado de Josias (640-609 aC). No entanto, durante o reinado de Joaquim (609-597 aC), especialmente durante os primeiros anos de seu reinado, as condições se encaixam. Ele era um rei ímpio que levou a nação ao caminho da destruição – II Reis 23:34 – 24:5, Jeremias 22:18.

“Parece melhor, portanto, atribuir a pregação de Habacuque para uma data pouco antes de 606 aC, mas após o início do movimento da Babilônia para a conquista do mundo oriental” (Gleason Archer). “A data provável para este livro é cerca de 607 AC”.

HISTÓRICO

Após a morte do bom rei Josias em Megido (609 aC) – II Reis 23:29 – seu filho, Jeoacaz, foi feito rei. Ele tinha apenas 23 anos, e de acordo com II Reis 23:32 “fez mal aos olhos do Senhor.” Ele reinou por apenas 3 meses, e então Faraó Neco do Egito o depôs e colocou seu irmão, Joaquim (também chamado Eliaquim), sobre o trono (II Reis 23:33-37). Ele tinha 25 anos quando assumiu o trono e ele também fez o mal aos olhos de Deus.

“Dentro de um período de aproximadamente 20 anos, os caldeus invadiram Judá em ondas sucessivas, e, finalmente, destruiu o país e levou seus habitantes para o cativeiro em 586 aC”. Internamente, o povo de Deus foi apanhado em decadência religiosa e confusão moral.

“Olhando sobre eles, Habacuque vê uma vívida demonstração dos males prevalecentes. Ele enumera aqueles que são orgulhosos e seguros em seus próprios caminhos:

  • Os agressores injustos – 2:6-8
  • Aqueles que justificam seus maus caminhos – 2:9-11
  • Aqueles que derramam sangue para proveito pessoal – 2:12-14
  • Aqueles que enganam seus vizinhos – 2:15-17
  • Aqueles que confiam em ídolos – 2:18-19

A série dos cinco problemas acima é na forma de (uma canção de provocação), e eles são, basicamente, contra: avidez e agressão… autoafirmação, exploração e extorsão… violência… imoralidade e desumanidade… idolatria.

A FINALIDADE DE HABACUQUE

“O livro de Habacuque difere de outros livros de profecia em um aspecto especial. Ao invés de levar a mensagem de Jeová diretamente ao povo, ele leva a denúncia representando o povo de Jeová,” (Homer Hailey). Habacuque é um homem de Deus, um homem de fé, que fica perplexo com o que está acontecendo ao seu redor. Ele não entende por que Deus está fazendo o que está fazendo. Parece incoerente com o que tem sido revelado anteriormente.

Portanto, o profeta vai para Deus e faz algumas perguntas difíceis, e ele recebe algumas respostas que o intrigam ainda mais. No entanto, por tudo isso, se ele entende ou não, a sua fé em Deus nunca vacila! “Seu espírito está profundamente perturbado… Como Deus poderia permitir tanto sofrimento e morte? Como Deus poderia punir seu próprio povo, ainda que eles pecaram, por uma nação que era ainda mais perversa?” (Hester, o coração da história hebraica ). “Como pode um Deus justo usar os caldeus ímpio para punir o seu povo, que, apesar de sua apostasia, ainda é mais justo do que eles?”.

“A violência e a violação da lei abundavam, e os ímpios parecia pelo menos superficialmente triunfarem. Conforme a tudo o que sabia Habacuque sobre a santidade de Deus e da aliança (cf. Deut. 26-33, em que Habacuque parecia dependente), o Senhor deveria ter se levantado a corrigir a situação, particularmente em resposta à oração de fé dos crentes como Habacuque, para a mudança. Tal correção não tinha sido próxima, e a oração dos justos e da luta pela justiça na terra parecia em vão, com tal resultado, o programa de Deus de redenção histórica estaria ameaçado”.

“Porque que o mal e o sofrimento estão desenfreados em nosso mundo? A bondade e justiça parecem falhar! Como é que Deus, que é tão contra o errado, vai tolerar o errado? É justo o que Deus está fazendo? É honestamente esta a coisa, moral e ética a fazer? ” (D. Stuart Briscoe).”Habacuque é um profeta livre pensador que não tem medo de lutar com questões que testam sua fé”. Tais lutas espirituais não são novidade! “Jeremias, também, pergunta e protesta com Deus como ele lida com o problema intratável da prosperidade dos ímpios — Jeremias 12:1-4; 13:17; 15:10-18; 20:7-18”.

Habacuque, no entanto, “foi honesto em buscar a verdade se dirigindo diretamente a Deus” (Hester, o coração da história hebraica). “Uma vez que ele tem dúvidas e se atreve a expressá-las, ele não comete o erro de deixar Deus fora de cogitação! Mesmo estando ele cheio de dúvida, ele traz a sua angústia e suas dúvidas a respeito de Deus ao próprio Deus!” (D. Stuart Briscoe).

A conclusão final de Habacuque é que devemos permitir que Deus seja Deus e permitir que Ele faça coisas à sua maneira e em seu próprio tempo. Nosso trabalho é confiar nele e viver pela fé! “O justo viverá pela sua fé” (Habacuque 2:4) — o versículo chave deste livro inteiro! Embora nem sempre as coisas saiam como gostaríamos, mas vamos nos alegrar no Senhor de qualquer maneira! (Habacuque 3:17-19).

“Apesar das contrarias aparências, Deus ainda está no trono, como o Senhor da história e governante das nações. Deus pode ser lento para a ira, mas toda a iniquidade será punida. Ele é o mais digno objeto de fé, e o homem justo vai confiar nele em todos os momentos”. “Além de Isaías (Is 7:9; 28:16), nenhum outro profeta salientou a importância da fé e da confiança em oração de tal forma como fez Habacuque. O tema central da profecia de Habacuque, a saber, que o justo viverá pela.. sua fé (2:4), é retomada no NT, e aplicada em contextos significativos: Romanos 1:17, Gálatas 3:11, Hebreus 10:38-39 “(Enciclopédia Ilustrada Zondervan da Bíblia ).

“O profeta fecha seus poemas com uma das maiores declarações de fé que podem ser encontrados na literatura bíblica. O profeta que levantou tais questionamentos na primeira parte do seu livro declara que ainda que venha o pior de tudo, ele vai segurar firmemente no Senhor “(Jack P. Lewis). “Ainda que Ele me mate, eu esperarei nele. contudo vou argumentar meus caminhos diante dele” (Jó 13:15).

“O crescimento da fé oriunda da perplexidade e da dúvida para a altura da confiança absoluta é um dos belos aspectos do livro. Sua lição é para todos os tempos!”(Homer Hailey).

Por Al Maxey

OUTROS COMENTÁRIOS:

COMENTARIO BÍBLICO HABACUQUE – CRISPIM

ESTUDO SOBRE O LIVRO DE HABACUQUE – ETM

HABACUQUE (MOODY)

Anúncios

2 comentários sobre “O profeta HABACUQUE

Obrigado pela visita, volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s