A formosa Jerusalem

  FLAG SPAINFLAG RUSSIANFLAG USAFLAG FRANCEFLAG GREECEFLAG GERMANYFLAG KOREANFLAG JAPANFLAG ITALYFLAG ISRAELFLAG CHINAFLAG INDIA

A Nova e formosa Jerusalém

 E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.

E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.

E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.

E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.

E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;

O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, metista.  Apocalipse 21:9-21

Um dos sete anjos…   João vê a Nova Jerusalém à distância. Um dos sete anjos, que derramou as taças da ira, o leva mais perto da cidade. João, como repórter, registra e descreve o que vê. Este pode ser o mesmo anjo do 17 º capítulo (Ap. 17:1)

A noiva, a esposa do Cordeiro… A cidade é a noiva, porque em sua parede estão os redimidos.

A glória de Deus… O termo “glória de Deus” ou “Glória do Senhor” é um termo usado em todo o Antigo Testamento para identificar a presença pessoal de Deus. O melhor exemplo é o livro de Ezequiel, onde o profeta Ezequiel como João, tomado pelo Espírito, vê a “Glória do Senhor”, em forma humana. Esta teofania é Jesus antes de sua encarnação. (Ezequiel 1:28,3:12,23,10:4,18,11:23, 43:4,5,44:4)

Depois me levou pelo caminho da porta do norte, diante da casa; e olhei, e eis que a glória do SENHOR encheu a casa do SENHOR; então caí sobre o meu rosto.

Depois me levou pelo caminho da porta do norte, diante da casa; e olhei, e eis que a glória do SENHOR encheu a casa do SENHOR; então caí sobre o meu rosto.

E disse-me o SENHOR: Filho do homem pondera no teu coração, e vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, tudo quanto eu te disser de todos os estatutos da casa do SENHOR, e de todas as suas leis; e considera no teu coração a entrada da casa, com todas as saídas do santuário. Ezequiel 44:4-5

A luz da glória de Deus iluminou a Nova Jerusalém como a cidade que desceu do céu.

A luz que partiu da cidade era como o reflexo de Cristal. João descreve a Nova Jerusalém para os seus ocupantes futuros.

Uma parede grande e alta com doze portas… A altura da parede é igual ao comprimento sendo 12.000 estádios (1380 km). Em cada parede, há três portas, num total de 12 portas na cidade. Em cada portão está um anjo, o nome de uma das 12 tribos de Israel está escrito na porta. No deserto, Israel montava acampamento de acordo com as tribos, Judá, Issacar e Zebulon estavam acampados a leste (Números 2:1-9). Efraim, Manassés e Benjamim estavam no oeste (Números 2:18-24) Simeão Dan, Aser e Naftali ao norte (Números 2:25-31), Rubem e Gade, ao sul (Números 2:10-16) com os levitas ao redor do tabernáculo.

Na Jerusalém Milenar, as portas de Jerusalém também estão nomeadas de acordo com as 12 tribos de Israel em uma ordem diferente, em seguida, aqueles ao redor do tabernáculo. (Ezequiel 48:31-34). Os portões nomeados de acordo com as tribos de Israel ilustra um par de pontos:

Ø        Existe apenas um caminho para Deus e seu através da aliança estabelecida com Abraão, Isaac e Jacó.

Ø        A cidade vai incluir santos do Velho Testamento.

Nova Jerusalém é o lugar onde os santos desde Adão até o final do Milênio estarão reunidos.

Amuralha da cidade tinha doze fundamentos… As paredes da fundação têm os nomes dos 12 apóstolos. Aqui vemos a cidade dos remidos através da aliança estabelecida com Abraão, edificados sobre o fundamento da rejeição do Messias sofredor.

A cidade é definida como uma praça… O tabernáculo e o templo eram ambos retângulos, aqui a cidade é uma praça. Dentro do Tabernáculo havia várias áreas distintas, uma área conhecida como o Santíssimo, onde estava a Arca da Aliança era uma sala de 15 côvados quadrado com a Arca no centro da sala. Este é um prenúncio de Nova Jerusalém, com a “Arca da Aliança” sendo um prenúncio do trono de Deus no céu.

  Doze mil estádios… Stadia é a palavra grega que é igual a 600 metros. Doze mil estádios são1380 quilômetros de comprimento. A altura da parede também se eleva a1380 milhas ao céu. Se você pudesse imaginar um prédio de1000 metros de altura, a altura das paredes da Nova Jerusalém seria igual a 7286 edifícios empilhados, que se entende por1,904,000 quilômetros quadrados.

Estima-se que, se houvesse 20.000 milhões salvos na Nova Jerusalém, já que a gravidade não será um problema, cada pessoa teria o espaço de 30 hectares cúbicos, permitindo 25% das ruas, parques e prédios públicos.

Mediu o seu muro … A espessura da parede era de 144 côvados ou 70 metros de espessura. Jaspe era uma pedra translúcida de muitas cores. (Êxodo 28:20, 39:13, Ezequiel 28:13, Apocalipse 4:3)

O material utilizado na construção da cidade é de ouro perfeito, nas suas ruas e edifícios.

Os artigos utilizados no culto do Templo eram feitos de ouro. O que é altamente valorizado neste mundo é um material de construção comum, na Nova Jerusalém.

Os fundamentos do muro… Doze pedras enfeitam as paredes de fundação da cidade. Uma coleção de doze pedras está no éfode do sumo sacerdote, com uma pedra representando cada uma das 12 tribos. (Êxodo 28:17-20) Também doze pedras, incluindo o ouro são mencionados em Ezequiel 28:13. Seis pedras compartilhadas em todas as três listas.

As doze portas… Há 12 portas, 3 portas de cada lado. Cada porta é feita de uma pérola. Se as portas forem separadas da mesma forma, cada porta seria de 710 quilômetros.

 A glória da Nova Jerusalém

Nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.

E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.

E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.

E a ela trarão a glória e honra das nações.

E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:22-27.

Nenhum templo… A Nova Jerusalém, é o Templo então, não há nada nela que não seja santa.

Glória de Deus… Deus, Ele mesmo habita na cidade e é o que ilumina a cidade.

O Cordeiro… Jesus é a manifestação visível de Deus. (Hebreus 1:1-3) O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas. Hebreus 1:3

As suas portas jamais se fecharão… Apenas aqueles que são salvos têm acesso à cidade.Nações chamadas de gentios em outros lugares na Escritura estão incluídas. A cidade irá conter todos os salvos da humanidade, tanto os descendentes de judeus como os não judeus.

Livro da vida do Cordeiro… A única maneira de fazer parte desta cidade é através do sangue do Cordeiro.

Anúncios

Obrigado pela visita, volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s