A Igreja de Laodicéia

             FLAG SPAINFLAG RUSSIANFLAG USAFLAG FRANCEFLAG GREECEFLAG GERMANYFLAG KOREANFLAG JAPANFLAG ITALYFLAG ISRAELFLAG CHINAFLAG INDIA

Aqueduto de Laodicéia

A Igreja morna

Significado: Pertencente a Laodice      Período: 1900 ao arrebatamento

A cidade era conhecida como Diospolis (Cidade de Zeus) ou Rhoas, mas, Antíoco II (250 aC) a renomeou depois por causa de sua esposa Laodice. A cidade está localizada a cerca de 160 km a leste de Éfeso e de 18 km ao oeste de Colossos.

Após os romanos tornarem-se governantes da cidade em 133 aC, eles reconstruíram as estradas e Laodicéia tornou-se a junção principal do tráfego para Éfeso e do Mar Egeu, ao norte e oeste de Filadélfia, Pérgamo e Esmirna, e sul do Mediterrâneo. A pequena cidade cresceu rapidamente sob o domínio romano e se tornou muito rica. Isto é demonstrado pelo fato de um terremoto em 60 dC ter destruido a cidade e a mesma recusou a ajuda financeira imperial para reconstruí-la. As principais exportações da cidade era uma túnica sem costura feita de lã preta brilhante. A cidade também era conhecida por seu sistema de água, o aqueduto foi construído a partir de grandes pedras firmemente com um canal central circular. A água era transportada para a cidade de nascentes da montanha.

A cidade tinha uma população cosmopolita, incluindo os colonizadores romanos, os frígios originais, judeus e imigrantes colonizadores sírios. A riqueza da população judaica é demonstrada por Cícero, que registrou como os judeus enviavam contribuição de 20 quilos de ouro anual para Jerusalém em 62 aC. A cidade tinha uma escola de medicina a que estava ligado ao “famoso pó frígio” um bálsamo para os olhos. A cidade era conhecida pelo culto a Zeus e a Isis.

14 “Ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Apocalipse 3:14

Amém … Cristo descreve a si mesmo a Laodicéia como o Amém. A palavra vem do hebraico e significa “Assim seja”. Esta igreja, diferente de qualquer outra, não recebeu uma única palavra de elogio. Cristo usando este termo demonstra a certeza da Sua promessa.
Esta igreja era uma testemunha horrível para o Evangelho. Apesar de sua falta de fé, Cristo é fiel e verdadeiro. Ele é um contraste com a sua falta.
Princípio … Alguns tentam argumentar que este versículo ensina que Cristo teve um começo. Este verso, de fato, descreve Cristo como sendo a natureza do início da criação. João 1:1-3 descreve Cristo como sendo Deus encarnado, que trouxe a criação à existência.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3
Os Laodicenses se alegravam em ganhos materiais e posses. Cristo lembra-lhes que Ele é a fonte de toda a criação.

Condenação
15 “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara fosses frio ou quente.
16 “Assim, porque és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te da minha boca.
17 “Porque você diz, ‘eu sou rico, tornar-me-ei-me rico, e de nada tenho falta e não sabes que és um desgraçado, miserável, pobre, cego e nu.
Apocalipse 3:15-17

Nem quente nem frio … A condição espiritual da igreja em Laodicéia é de indiferença. Eles não estão entusiasmados com Cristo nem estão desprovidos de qualquer interesse. A igreja esta enganada a respeito de sua condição e, é complacente e presunçosa em sua própria espiritualidade.
Cristo nos Evangelhos faz duras críticas aos religiosos hipócritas, que eram baseados em sua própria justiça. Em Mateus 23, Jesus enumera sete “males” contra os fariseus e os escribas. Estes dois grupos mais do que qualquer outro teria sido visto pelo mundo exterior como sendo o exemplo da justiça.

25 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de auto-indulgência.
26 Fariseu “cego, primeiro limpe o interior do copo e do prato, para que o exterior fique limpo também.
27 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia.
Mateus 23:25-27

Eles eram ricos e contentes na sua vida religiosa, esta auto-justiça mascarava a corrupção e a pobreza que havia por debaixo. Cristo depois descreve esta igreja tão miserável, pobre, cego e nu exatamente o oposto de sua auto-percepção.

Desejo … Jesus prefere que Laodicéia seja fria, ao invés de ficar no meio. Se a igreja era fria em direção a Cristo, então pelo menos eles poderiam ser revividos. No estado atual, a igreja está descansando na decepção de ser justos.
Morna … Jesus usa a palavra grega, ‘cliarov Chliaros’, ou seja, morna. Essa condição levou Cristo a vontade de vomitar.
Esta condição contrasta com Filadelfia e prenuncia o estado da igreja no fim dos tempos. Paulo refere-se a condição de nos últimos dias 2 Tm. 3:1-5
1 Mas sei que, nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis:
2 Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, profanos, tendo uma forma de piedade, mas negando o seu poder. De tais pessoas se afastem!
2 Tm. 3:1,2,5
O Cristianismo em muitas partes do mundo está estabelecido e aceito como parte da cultura. Muitas igrejas liberais são os campeões das questões sociais do dia, incluindo o “casamento gay” e “direito ao aborto”. Questões claramente repudiadas nos Antigo e Novo Testamentos estão dividindo igrejas, como os anglicanos, presbiterianos e metodistas. O simples fato de haver um debate sobre essas questões demonstra a natureza decaída de muitas dessas igrejas.

Você diz … O problema destas igrejas foi o seu próprio auto-engano. Eles equiparam a riqueza terrena com o prazer de Deus. Deus advertiu Israel sobre esse problema mesmo antes de entrarem na Terra Prometida. A riqueza que iriam adquirir seria uma armadilha que os fariam esquecer do Senhor. (Deut. 8:12-14) Laodicéia caiu nesta mesma armadilha.
A armadilha da religião em vez de relacionamento também mantem igrejas presas nesta era da Igreja que têm templos ornamentados e uma associação rica. No entanto, contem a mensagem comprometida, de modo que pode ter parte do mundo. Isto é o que enfrenta muitas igrejas, que querem estar em conformidade com os padrões do mundo e colocam abaixo suas posições doutrinárias para serem mais tolerante e por sua vez aceita pelo mundo.
Você é … Cristo descreve a condição desta igreja em termos totalmente contrastantes à sua autopercepção.
Miserável … O primeiro termo que ele usa é miserável para descrevê-los. Isto significa abatido no estado, aflitos. Os membros provavelmente não concordavam com Cristo, eles eram ricos e não abatido em tudo.
Miserável … ‘ejleeinov Eleeinos’, A palavra grega significa ser lamentada. Aqui, novamente igreja Laodicéia era orgulhosa e rica e que ficaria chocada com o pensamento que devia ser lamentada. Compare isso à igreja de Filadélfia descrita como tendo “pouca força” esta igreja teve riquezas mundanas.
Pobre … Mais uma vez a igreja era rica, mas Cristo chama-a de pobre. a riqueza do mundo não equivale à riqueza espiritual. Cristo aqui refuta a idéia do Evangelho de riqueza, o que equivale à riqueza com favor espiritual.
Cego … A igreja pensava que estava em Cristo, mas Cristo diz que eles estão cegos. Eles estão longe da verdade. Muitos cristãos acham difícil entender que questões como direitos dos homossexuais e o aborto são ainda problemas nas igrejas. A razão é porque muitas destas igrejas liberais e ricas tornaram-se cegas. Eles não vêem as escrituras como sua luz guia, e tornaram-se cegas como os laodicenses.
Nua … A Igreja rica não teria falta de roupas, mas Cristo descreve-o como uma igreja nua. A roupa dos santos é representada como justiça. Esta igreja que se orgulhava em suas obras, estava completamente nua. Eles não têm quaisquer boas obras, mesmo que eles se opunham a esse encargo.
A igreja moderna também opôe-se à acusação de nudez. Muitas igrejas liberais apontariam para suas “boas obras” e Ecumenismo. Eles iriam ver os direitos dos homossexuais como direitos civis, direitos ao aborto como proteger a liberdade pessoal e proteger o meio ambiente como uma boa administração. Eles podem apontar para o seu serviço de oração hindu, budista, muçulmano e se vêem cumprindo o mandamento de amar ao próximo.
Eles podem desaprovar a idéia de que Jesus é o “único caminho” como intolerante. Cristo, porém, é muito claro e direto. Há apenas um caminho para o céu, por meio dele.
Conselho
18 “aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que enriqueças, e vestes brancas, para que vistas, e que a vergonha da tua nudez não possa ser revelada, e ungas os olhos com colírio, para que vejas.
19 “Eu repreendo e castigo a todos quanto amo”. Sê, pois zeloso, e arrepende-te.
20 “Eis que estou à porta e bato”. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo.
Apocalipse 3:18-20
Compre de mim Cristo agora dá a solução para esta igreja miserável. Eles precisam adquirir a sua riqueza de Cristo, e não de obras hipócritas. Cristo faz ecoa o apelo feito em Isaías,
1 Oh, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde, comprai, vinho e leite sem dinheiro e sem preço.
Isaías 55:1
Riqueza espiritual não é uma questão de dinheiro terreno, mas relacionamento sincero. Cristo chama a Igreja a ir a Ele para que possam alcançar a verdadeira riqueza.

Vestes brancas As roupas de lã preto brilhante era um item que tinha esta cidade rica. Aqui Cristo instrui a igreja para cobrir a sua nudez com vestes brancas da justiça.
Colírio Cristo novamente apela para um dos seus produtos cidades premiadas, “Pó da Frígia” ou Tepha Frígia.
A Frígia tephra, ou o pó-de-olho de Laodicéia, era mundialmente famoso. Era exportado em forma de comprimido, e os comprimidos eram moídos e aplicados no olho. Este pó frígio foi criado para ser um remédio soberano para olhos fracos e doentes.
A condição da igreja era a cegueira espiritual. Eles tinham perdido a palavra de não reconhecer a sua cegueira.
Eu amo As palavras são duras para a igreja, elas demonstram o amor de Cristo. Jesus quer o melhor para cada uma das igrejas. Ele dá instruções de Seu amor por essas igrejas para corrigir seus problemas.
31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
I Coríntios 11:31-32

Zeloso .. Cristo instrui esta igreja “morna” queimar literalmente com a ação. Eles precisam acordar para fora de sua justiça própria e voltar para Cristo, com queima de emoção. Eles precisam se arrepender ou ter uma mudança completa do coração.
Eu estou à porta … Cristo está do lado de fora da Igreja, eles precisam convidá-lo de a entrar volta. A imagem das 5 virgens loucas batendo na porta do noivo será finalmente cumprida no fim dos tempos, como as igrejas sem Cristo serão deixadas , e que a verdadeira igreja é retomada no arrebatamento.
Agora Cristo está à porta de sua igreja querendo entrar novamente, de modo que a comunhão possa ser restaurada.
Desafio
21 “Aquele que vencer, eu o concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 “Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Apocalipse 3:21-22
sentar-se comigo … Os santos vitoriosos governarão com Cristo no Milênio. A parábola dos Talentos será cumprida quando os santos estiverem com Cristo no seu reino. Esta promessa foi feita e está disponível para a igreja morna.

Anúncios

Obrigado pela visita, volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s