Pérgamo a igreja indulgente

FLAG SPAINFLAG RUSSIANFLAG USAFLAG FRANCEFLAG GREECEFLAG GERMANYFLAG KOREANFLAG JAPANFLAG ITALYFLAG ISRAELFLAG CHINAFLAG INDIA

A Igreja de Pérgamo (A igreja indulgente)

A cidade de Pérgamo era o centro do culto imperial, o nome da cidade significa “muito casamento”. A cidade data do tempo da vizinha Troia 1200 aC Antígos generais de Alexandre o Grande apreendeu Pergamo para o Reino de Alexandre. A cidade passou a Lisímaco, outro general de Alexandre que o sucedeu após sua morte.
Pérgamo tornou-se uma cidade-estado sob o controle da do selêucida em 263 aC A cidade mais tarde fez alianças com Roma, e ainda mais tarde, sob Átalo II (159-138 aC) a cidade era querida para Roma.
A cidade ficou famosa por sua biblioteca de 200.000 pergaminhos e era rival de Alexandria. Em Pergamo foi popularizado o escrito em folhas de pele de cabra mais tarde conhecido como “Pergaminho”, uma derivação do nome de Pérgamo.
A cidade era conhecida por seu Altar de Zeus e seu grande teatro no topo da Acrópole.

12 “Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:
Afiada: Jesus, ao abordar este remetente descreve sua espada usada no julgamento no decorrer do livro do Apocalipse. A espada de dois gumes corta  de ambas as maneiras. Pérgamo trouxe a ameaça da ira de Cristo por suas ações.
Espada de dois gumes: era uma espada longa e pesada, usada pelos soldados romanos em combate. Jesus Cristo era e é capaz de trazer juízo sobre sua igreja.
Louvor
13 “Conheço as tuas obras, e onde você mora, onde está o trono de Satanás. Mas retem o meu nome, e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, que foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Suas obras: Cristo entendeu que a oposição enfrentada por esta igreja estava na proximidade com o poder de Satanás. Jesus leva isso em conta com a Igreja de Pérgamo, Cristo reconhece sua localização, mas os perseguidos de Esmirna também foram confrontados com decisões difíceis.
A igreja de Esmirna prosperou sob a perseguição, e assim o fez a Igreja perseguida. O último imperador a perseguir os cristãos foi Galério, que morreu em dolorosa morte, seu corpo apodreceu por dentro estando ele ainda vivo. Dias antes de sua morte, ele retratou suas ordens de perseguição aos cristãos e, em seguida, morreu.
Seu sucessor foi Constantino, um cristão neófito, que fez do cristianismo a religião do Império Romano. Por ser um cristão novo, ele estava disposto a fazer concessões aos pagãos, permitindo conversões em massa, permitindo que os sacerdotes pagãos se tornassem sacerdotes cristãos.
O problema era que muitas dessas conversões eram mais conveniente do que real. Práticas pagãs eram apenas reembaladas com nomes cristãos, mantendo muitos dos ritos mais antigos. Um exemplo é a Páscoa, o nome é de origem pagã, mas a fim de ajudar os pagãos se sentir mais em casa com o “Domingo da Ressurreição”, o nome Páscoa permaneceu. Outras práticas, como coelhos, vestidos brancos e ovos também foram adaptados e embalados para consumo cristão.
O trono de Satanás: O poder por trás Pérgamo era Satanás. Jesus refere-se à cidade como “o trono de Satanás”. Existem vários pareceres que isso poderia significar. Pérgamo tinha o templo de Zeus em Pérgamo, o deus grego Zeus e Merodaque o deus babilônico são, afinal de contas o mesmo deus com um nome diferente. Os significados são os mesmos, apenas nomes diferentes de acordo com Herodoto, o historiador grego. Astarote deusa dos filisteus, Isis do Egito e Artemis dos gregos são essencialmente a mesma, mas com nomes diferentes. A fonte por trás desta fraude é o próprio Satanás.
Pergamo, de acordo com Apocalipse capítulo 2 foi a casa de força demoníaca espiritual por trás desse mal.
Não negaste minha fé: Apesar de estar na fortaleza de operação de Satanás, a igreja não negou a fé em Cristo. A igreja durante o tempo de Constantino era conhecida por guardar o nome de Cristo.
Antipas: Pergamo ainda tinha santos fiéis dispostos a morrer por Cristo. Antipas era um modelo antigo de santos fiéis, fiel ao Senhor apesar da situação, apesar da igreja.
Condenação
14 “Mas eu tenho algumas coisas contra você, porque você tem aí os que seguem a doutrina de Balaão, que ensinou Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para comerem coisas sacrificadas aos ídolos, e cometer imoralidade sexual.
15 “Assim, você também tem aqueles que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Aqueles… doutrina de Balaão …: Ao contrário de Éfeso, Pérgamo era aberta para entrada dos caminhos do mundo em seu sistema. Balaão era um profeta contratado pelo rei de Moabe, Balaque, para encontrar uma maneira de destruir Israel. Israel estava entrando em sua terra a caminho da Terra Prometida, e ele não foi capaz de amaldiçoá-los, porque cada vez que tentou, uma bênção ocorreu.
Balaão sugeriu casamentos com os moabitas, comer carne imolada aos ídolos e imoralidade sexual como método para destruir Israel. Esta é a doutrina de Balaão, de combinar as coisas de Deus com os caminhos do mundo. Isso estava acontecendo em Pérgamo, a igreja foi permitindo práticas dos gregos pagãos a serem introduzidas na igreja.
Este grupo mais tarde seria conhecido como gnósticos. Hoje, um grande exemplo do gnosticismo é O Código Da Vinci de Dan Brown. Muitos cristãos estão abraçando um romance com um Jesus diferente. O Jesus do gnosticismo foi casado com Maria Madalena uma prostituta do Templo e teve um filho chamado Sarah. Dan Brown apresenta isso como verdade, e muitos que poderiam chamar-se cristãos estão abraçando este livro. O mesmo estava ocorrendo aqui na Igreja.
A imoralidade sexual: Este grupo proto-gnóstico estava ensinando a liberdade sexual. Os gregos em seus vários templos tinham prostitutas do templo. Esta igreja estava permitindo aqueles que ensinavam a promiscuidade sexual fazer parte da liderança.
Estas mesmas questões afligem a igreja hoje, e novamente algumas igrejas ensinam a permissibilidade de liberdade sexual, incluindo os direitos dos homossexuais, o casamento e a liberdade sexual.
Nicolaitas … A Igreja em Éfeso, não permitiu que os Nicolaitas fizessem parte de sua liderança ou de professores. Pérgamo não só abraçou suas doutrinas, como os permitiu fazer parte de sua liderança.
Isto é o que aconteceu durante este período da igreja de Pérgamo. O mundo pagão foi autorizado a fazer parte da Igreja. Doutrinas contrárias às Escrituras foram  introduzidas na Igreja, tornou-a uma corrupção da verdade.
Uma das doutrinas introduzidas foi o ensinamento de que a Igreja tornou-se Israel, (teologia da substituição). Esta posição permitiu tirar o significado literal das escrituras e a substituiu por alegoria.

A.D. 300 Orações pelos mortos
A.D. 300 Sinal da Cruz
A.D. 375 Adoração a santos e a anjos
A.D. 394 Instituição da primeira missa
A.D. 431 Começo da adoração a Maria
A.D. 500 Vestes dos sacerdotes diferentes da dos leigos
A.D. 526 Extrema unção
A.D. 593 Introdução da doutrina do purgatório
A.D. 600 Missas realizadas em latim
A.D. 600 Orações à Maria

 Conselho
Arrependei-vos, se não, venho a ti sem demora e contra ti batalharei com a espada da minha boca.
Arrependei-vos … Grego metanoevw Metanoeo, significa mudar de idéia, ou seja, para se arrepender. O que a igreja precisava fazer era fazer uma mudança total.
Este mesmo conselho se aplica não só para esta igreja, mas toda a igreja que permite impureza sexual como parte de sua doutrina.
Luta de espadas … da minha boca. Pecado contínuo sem arrependimento trará o julgamento de Cristo contra o agressor. Durante este tempo, a Igreja viu as invasões dos hunos, os vândalos e muitos outros problemas. Alguns veem estes eventos como cumprimento das palavras de Cristo, em julgamento contra a sua igreja, na época da igreja de Pergamo.
Desafio
17 “Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido para comer. E eu lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito que ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. ” ‘
Maná escondido. Jesus tinha uma promessa específica para aqueles que superaram nesta época. Maná era o pão do céu dado a Israel no deserto. Cristo faz a mesma promessa para aqueles que vivem nesta igreja levando a sério. Eles teriam Cristo, o pão de Deus, (João 6:22-40)
Pedra branca. Há ainda debate sobre o que isso significa. Alguns acham no Teatro Pergamo, pedras brancas que foram usadas como entrada para o teatro. Aqui, Cristo usa essa imagem para admissão no reino de Deus para o vencedor.
Novo nome. Quando chegamos a Cristo, “nascemos de novo” do lado de fora temos a mesma aparência, mas espiritualmente nascemos de novo. Cada crente tem uma relação única com Cristo, uma relação especial. No céu, teremos um nome especial conhecido apenas por Cristo e o crente.

Anúncios

Obrigado pela visita, volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s